Francisco Carlomagno, 165, Vila Fabiano | 18900-000 - Santa Cruz do Rio Pardo - SP
 
:: Casa do Menor

Casa de Apoio ao Menor Carente “Adelina Aloe”
Rua Lindolfo Rodrigues da Silva, s/nº - Bairro Itaipú – Caixa Postal: 82
Fone: (14) 3372.3112  FAX: (14) 3373 - 2244
E-mail: casa.do.menor@terra.com.br

Histórico
Fundada em 1992, pelo Frei Laurentino Pessuto (Frei Chico), com a preocupação de propiciar uma vida digna, com amor e respeito, às crianças e adolescentes que necessitam. O objetivo do Frei era proporcionar um ambiente harmônico, familiar e alegre, e conseguiu.

Atendimento
A Casa de Apoio atende crianças e adolescentes de ambos os sexos de 0 à 18 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Fórum de Santa Cruz e região.

Objetivo
Oferecer apoio às famílias para que as crianças e adolescentes atendidos pela entidade possam retornas as suas casas ou para adoção.

Educação
As crianças e adolescentes freqüentam escolas do município em um período e no inverso fazem aulas de estudo dirigido na instituição. O incentivo a leitura é prioridade na Casa, pois auxilia na formação de cidadãos mais conscientes.

Alimentação
A alimentação é prioridade nos trabalhos da Casa do Menor, auxilia na prevenção de doenças e a desnutrição. A entidade oferece cinco refeições diárias: Café da manhã, almoço (com sobremesa), lanche da tarde, jantar (com sobremesa) e leite ou chá com bolachas antes de dormir.

Atividades
Após retornarem da escola e participarem do estudo dirigido cada criança e adolescente auxilia nas tarefas da entidade, escalada pelos monitores conforme habilidade de cada um.

Horta e Granja
São desenvolvidos por um profissional da área e pelos meninos da Casa do Menor, visando a profissionalização. As galinhas e frangos são produzidos apenas para o consumo na Casa, já as verduras são comercializadas para auxilio no orçamento da entidade.

Estufa de Mudas de Horataliças
Em parceria com CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e com empresários do município a estufa possibilita a profissionalização e geração de emprego e renda para os adolescentes atendidos pela Casa do Menor.

Cursos
Com ajuda de voluntários a entidade oferece alguns cursos artesanais, de computação e aprendem a fazer doces salgados e outros na cozinha piloto. Os adolescentes também freqüentam cursos oferecidos pela prefeitura de Santa Cruz e pelo Senai.

Formação Espiritual
Destaca os valores do ser humano, direitos e deveres como cidadãos e a importância do amor à Deus e ao próximo. São realizados grupos de reflexão, momentos de oração e todas as quartas-feiras acontece o “Convivência”, no qual são discutidas questões de comportamento na sociedade.

Família
As famílias são assistidas pela entidade, através de visitas domiciliares, para verificação de ambiente adequado para retornos das crianças e ou adolescentes. Os familiares podem fazer visitas, acompanhadas por dirigentes da instituição, no último Domingo do mês, das 16h às 17h.

Recreação
Brincadeiras, jogos de bola, diversas atividades de recreação são desenvolvidas pela Casa. Nas férias escolares são organizadas gincanas, passeios para sítios, piscinas e outros locais que possibilitam o contato com a natureza.

As duas Entidades mesmo após a morte do Frei Chico que foi o idealizador das obras continuam dando o melhor de si, executando da mesma forma um trabalho de qualidade e auxilio aos mais necessitados.
Qualquer parceria e ajuda feita é de grande importância para a continuação do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Copyright© 2008
Site desenvolvido e Hospedado por: CPWM Comunicação